Post em Destaque

Fim de vida para a árvore 8 do FreeBSD

Para os sysadmins de plantão, que ainda tem servidores rodando FreeBSD 8.x, saiu recentemente a data de EOL do mesmo. Após essa data o sistema não terá mais manutenção e atualizações de segurança, o que o tornará inviável para uso na Internet. Deixará muita saudade porque foi uma das grandes...

Leia mais...

FreeNAS 8.3.1 traz ZFS com criptografia Full Disk

Postado por gondim | Categoria Dicas, FreeBSD, Software Livre, Tecnologia | Dia 25-03-2013

Tags:, ,

2

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org) para o br-linux e aproveitei para postar a notícia aqui também.

“Os desenvolvedores e mantenedores do FreeNAS lançaram a primeira atualização da versão 8.3, a 8.3.1, que introduziu a versão 28 do sistema de arquivos ZFS e o FreeBSD 8.3. FreeNAS 8.3.1 apresenta a capacidade de configurar criptografia de todo o disco (com ZFS), além de trazer várias outras melhorias de menor relevância. FreeNAS é um Network Attached Storage (NAS) baseado em FreeBSD, que permite aos usuários facilmente configurar e controlar o seu próprio armazenamento e servidores de arquivos.

O FreeNAS 8.3.1 usa ferramenta do FreeBSD GELI para implementar a criptografia ZFS full disk e faz uso de aceleração de hardware para este fim, quando disponíveis. Segundo os desenvolvedores, “este tipo de criptografia é destinado principalmente a usuários que armazenam dados sensíveis e queiram manter a capacidade de remover os discos do pool sem ter que primeiro limpar o conteúdo do disco.” O wiki do FreeNAS inclui uma seção sobre criptografia ZFS para ajudar os usuários a decidir qual o método de criptografia é o melhor para eles. Os desenvolvedores do FreeNAS pedem aos utilizadores que consultem a documentação sobre os recursos de criptografia que eles estão prestes a usar, antes de criptografar dados, para evitar que os usuários fiquem com um volume criptografado protegidos por criptografia AES de 256 forte sem meios para acessá-lo.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Share Button

Comments (2)

Um recurso e tanto e espero que a utilização seja bem mais simples como é atualmente no FreeBSD, dependendo do tamanho dos volumes o tempo de ativação do geli no disco estrapola e muito a configuração do servidor no final.

Contudo depois disso nada mais tranquilo para ( para alguem que deve ) e uma dor de cabeça para reiniciar o servidor quando precisar.

Abraços e esse é um recurso que vai facilitar e muito minha vida.

Valeu pela dica.

Wow, that’s what I was exploring for, what a stuff! existing here at this web site, thanks admin of this website.

Write a comment

*