Post em Destaque

Adeus pkg_install tools: pkg_info, pkg_add, pkg_version, pkg_delete, etc

É isso mesmo! Recentemente atualizei meu FreeBSD 10.0-CURRENT e ao fazer no /usr/src: # make delete-old Fui agraciado com a remoção completa do antigo formato pois agora o oficial passa à ser somente o PKGNG que ao meu ver é muito melhor.  🙂 Para aqueles que ainda não mudaram para o novo formato...

Leia mais...

Liberdade ou prisão?

Postado por gondim | Categoria FreeBSD, Software Livre, Tecnologia | Dia 30-05-2012

Tags:, ,

5

Hoje acordei e resolvi abordar algo que realmente sempre me irritou. Algumas pessoas que pregam a liberdade muitas das vezes distorcem o que é liberdade em prol do fanatismo que criaram em suas cabeças. Chega ao ponto de tentar obrigar algo à ser livre de determinada maneira. Porque se não for assim não será livre o suficiente.

Isso muito me lembra fatos religiosos, que não vou citar nomes mas, que vemos por aí o tempo todo onde a religião de fulano é a melhor porque é a certa e a do sicrano é a errada. Assim como na religião qualquer coisa que impomos estamos retirando a liberdade daquela pessoa de escolher. Mostrar e ajudar no caminho à seguir é uma forma de ajudar mas sem impor nada. No nosso mundo do software livre é a mesma coisa. Vejo muitas pessoas brigando entre si e afirmando que suas distribuições GNU/Linux são melhores, mais simples, mais tradicionais. Sempre as mesmas desculpas para as desavenças e para que tudo isso? Cada um gosta e usa o que quer. Qual o problema de uma pessoa gostar de usar um Microsoft Windows? Se ele tem dinheiro e quer pagar pela licença de uso então é a escolha dele, a liberdade que ele tem de decidir e nós como seres humanos deveríamos entender isso e respeitar.

O fato de ser pago e fechado não torna um programa ruim ou cheio de bugs. Todos os sistemas tem o seu valor e a sua aplicação. A Apple está aí para provar o quanto um sistema fechado e proprietário pode agradar à tanta gente no mundo. Ah! Mas o sistema da Apple é baseado em FreeBSD. Sim é sim mas muita coisa foram eles que desenvolveram e fecharam. Eu acho justo sim é existir opções livres para que as pessoas sem recursos possam usar e ter acesso à mesma tecnologia.

Liberdade na Informação deveria ser um direito de todos, da humanidade.

Eu citei distribuições GNU/Linux como exemplo mas são só um exemplo de muitos. Se formos mais à fundo e analisarmos o caso da licença GPL v3 na qual os novos compiladores GCC à partir da versão > 4.2, estão incorporando. Qualquer programa compilado com o GCC licenciado na GPL v3 está sujeito às regras impostas por esta licença e isso não está agradando muita gente, inclusive ao Linus Torvalds. Devido à isso, muitos projetos estão ajudando e migrando para o uso do Clang/LLVM (licença BSD) com o intuito de abandonar o GCC.

Imagine que se você compilar um programa usando um compilador GCC com licença GPL v3 seu programa automaticamente passa à adotar a GPL v3 como sua licença e fica obrigado à seguir suas regras. Bem, como muitos dizem isso foi um tiro no pé para o Richard Stallman. Agora o Clang/LLVM passa à ser o grande objetivo e todo esforço está sendo colocado para que no FreeBSD 10.0 tanto o sistema quanto os ports possam ser 100% compiláveis com o Clang. Atualmente, para a comunidade FreeBSD, qualquer programa que não possa ser compilado com o Clang possui um bug e precisa ser corrigido o quanto antes.

Na minha visão a GPL v3 vai de contra qualquer coisa que se diga livre e a jogada do Stallman era a de querer obrigar à todos que aceitassem a GPL v3 mudando a licença de um dos maiores compiladores livres que tínhamos.

Tudo isso é notícia velha e já acontece faz um bom tempo mas é sempre bom relembrar.

“O homem livre é um lutador e a liberdade é algo que se conquista”
Nietzche

Share Button

Comments (5)

Muito bem colocadas suas palavras! Eu sou eclético, no meu ambiente uso de tudo, e uso oque achar melhor usar conforme cada necessidade sem se prender a rótulos!
Parabéns!

Obrigado pelo elogio e espero que esteja gostando do blog.

Grande abraço.

São opiniões e análises como esta que diferenciam quem realmente entende de TI.

Grande Gondim,

Mais uma vez contribuindo com o seu entendimento e experiência.

Forte abraço,

Att,

Ricardo Tweeg

Concordo 101% com você. Acho uma idiotice usuários e adeptos do software livre taxarem os grandes fabricantes de software. Ora veja que a MS, IBM, Oracle trouxeram e trazem grandes contribuições para toda a comunidade e na maioria das vezes sem custo algum.

Write a comment

*